area-de-lazer-para-criancas-em-condominios

5 razões para escolher um condomínio com área de lazer para crianças

A delícia do brincar ganha seu próprio lugar quando a área de lazer para crianças é parte integrante do espaço comum de um condomínio.

Em cidades grandes – e também nas nem tão grandes assim –, as oportunidades de socialização para os pequenos dependem sempre da disponibilidade de tempo dos pais ou de quem as acompanha nas atividades, até mesmo por questão de segurança.

E não é à toa. Segundo dados de 2017 da OMS (Organização Mundial da Saúde), das 50 cidades mais violentas do mundo que têm mais de 300 mil habitantes, 17 estão no Brasil. Nesse sentido, essa é uma das principais razões que fazem família procurarem por condomínios com área de lazer para crianças.

Optar por morar em um condomínio equipado com área de lazer para crianças significa um cotidiano mais leve, seguro e divertido para os pequenos e também para os adultos.

No post de hoje separamos outras cinco razões para escolher um condomínio que tenha essa importante característica. Vamos lá:

1. Incentivar a convivência

É no contato com outras crianças que muitas das habilidades da criança irão se desenvolver e isso é perfeitamente possível vivendo em um condomínio com área de lazer para crianças.

Durante o tempo em que ela passa no playground do condomínio, o estímulo do ambiente e a presença de coleguinhas proporcionam condições ideais para seu crescimento social, criativo, cognitivo e também emocional. Acredite: isso também fará com que elas se desenvolvam melhor na escola.

Além disso, uma criança que brinca em playground aprende a esperar sua vez para usar determinado brinquedo, além de ter que respeitar o interesse dos demais e seus desejos em relação às brincadeiras.

2. Brincar livremente

Na escola, e em casa, as brincadeiras infantis acabam sendo mediadas pelos adultos. Isso é importante, mas brincar livre também é, e muito!

Na área de lazer para crianças, na qual elas espontaneamente se reúnem, as brincadeiras fluem mais livremente, despertando, na interação sem interferência direta do adulto, muitas das capacidades e aptidões dos pequenos.

Nesses momentos de livre brincar, o papel do adulto precisa ser, principalmente, o de observador atento. Que ele esteja próximo o suficiente para auxiliar, caso seja preciso, mas longe o bastante para permitir às crianças expressarem-se em suas brincadeiras.

3.  Proporcionar atividade física à criança

Subir, descer, andar e escorregar em um brinquedão, por exemplo, é pura atividade física com jeito de brincadeira!

Balanço, gangorra, escorregador, enfim, os brinquedos típicos dos playgrounds fazem com que a criança movimente-se e gaste muito mais energia do que em frente ao computador ou vídeo game.

Ponto a mais para que a área de lazer para crianças no condomínio seja uma aliada dos pais que lidam com problemas ligados à falta de atividade física, como inapetência (falta de apetite) e TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade), sendo que este último aumentou em 66% nos EUA de acordo com dados de 2010.

4. Otimizar tempo

Só quem vive às voltas com crianças, tarefas domésticas e mais um sem número de obrigações conhece a angústia de não ter tempo para sair com a criançada.

Criança é cheia de energia por natureza e as atribulações do dia a dia impedem a saudável rotina de ir à parques e praças, como se fazia antigamente.

Por isso, os condomínios com área de lazer para crianças são vistos como solução: eles resgatam a possibilidade de brincar ao ar livre, em tempos corridos, nos quais o trânsito e a insegurança fazem todos privilegiarem as facilidades e a segurança do lar.

5. Com uma área de lazer para crianças no condomínio, você economiza dinheiro

Playgrounds em áreas de lazer para crianças não representam praticamente nenhum gasto, pois geram somente manutenções periódicas, para que estejam sempre em perfeitas condições.

E o custo dessas manutenções é bem baixo, ainda mais quando se trata de um playground instalado em um condomínio, situação na qual o valor é dividido entre todos os moradores.

Além disso, contar com espaços especialmente pensados e estruturados para receber as crianças em um condomínio é ter uma alternativa aos passeios caros, em que com tudo se gasta: transporte, alimentação e muito mais.

Citar todos os benefícios que se obtém ao escolher morar em um condomínio com área de lazer para crianças precisaria de muitos e muitos posts, pois brincar é inerente à infância, e promover às crianças locais preparados para elas soltarem a imaginação é uma obrigação de todos!

Mas se você já mora em um imóvel próprio dentro de um condomínio que não possui área de lazer para crianças, esse post aqui vai te ajudar: como construir uma praça pública em seu condomínio. Até a próxima!

1 comentário em “5 razões para escolher um condomínio com área de lazer para crianças”

  1. Pingback: Esporte e lazer com os filhos: entenda porque é tão importante - Blog O Sul da Ilha é o Meu Lugar - Tudo sobre morar em Florianópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!