Entenda a importância da recreação nas escolas infantis

entenda-a-importancia-da-recreacao-nas-escolas-infantis.jpeg

A recreação nas escolas é parte integrante da educação de qualquer criança, especialmente quando tratamos da fase que vai do jardim de infância até os primeiros anos do ensino fundamental, quando elas ainda estão se desenvolvendo física e intelectualmente.

Atividades de qualidade são necessárias para aumentar a competência física, melhorar a saúde das crianças e criar responsabilidade e prazer pelas brincadeiras em todos os alunos. Isso, inclusive, os ajudará a ser fisicamente ativos durante toda a vida.

Para que possamos entender ainda mais sobre a função e os benefícios da recreação nas escolas, neste post, abordaremos alguns pontos muito importantes sobre o assunto. Acompanhe!

Os benefícios da recreação nas escolas para os alunos

Uma importante estratégia de inclusão e socialização das crianças é envolvê-las com atividades diversas em sua instituição. Desde que isso esteja sendo fornecido em ambientes seguros, com disciplina e organização, as recreações contribuirão para o desenvolvimento de diversas áreas da criança, seja do ponto de vista social ou físico. Vamos ver agora alguns desses pontos:

Melhoria da aptidão física

A recreação melhora a força muscular das crianças, a flexibilidade, a resistência muscular, a composição corporal e a resistência cardiovascular.

Desenvolve habilidades diversas

É possível desenvolver habilidades motoras, que permitem a participação segura, bem-sucedida e satisfatória em atividades físicas. As atividades também proporcionam desenvolvimento mental e social.

Cria apoio a outras áreas

O uso de recreação temática nas escolas reforça o conhecimento aprendido na sala de aula. Ou seja, ela serve como um laboratório para a aplicação de conteúdos ensinados pelos professores.

Cria uma cultura de exercícios

A constante movimentação das crianças, quando envolvidas nas brincadeiras de forma adequada, faz com que elas criem uma maior cultura de exercícios físicos, melhorando a saúde e o bem-estar.

Influencia o desenvolvimento moral

Atividades físicas de qualidade podem influenciar o desenvolvimento moral. Os alunos têm a oportunidade de assumir a liderança, cooperar com os outros, questionar ações e regulamentos e aceitar a responsabilidade por seu próprio comportamento.

Reduz o estresse das crianças

A recreação nas escolas se torna uma ótima saída para liberar tensão e ansiedade, além de facilitar a estabilidade emocional e resiliência dos alunos.

Cria relação de parceria

As brincadeiras e atividades podem ser uma forma importante para ajudar as crianças na socialização de forma eficaz, além de oferecer a oportunidade para que elas descubram as habilidades de cada um.

Especialmente para os alunos maiores, ser capaz de participar tarefas que envolvam danças, jogos e esportes é algo importante para que eles aprendam a dividir e trabalhar em pares.

Melhora a autoconfiança e a autoestima

A recreação estimula um sentimento mais forte de autoestima nas crianças. Elas podem se tornar mais confiantes, independentes e controladas.

Estabelece metas

A recreação dá às crianças a oportunidade de estabelecer e lutar por metas, tentando alcançar o topo de um brinquedo ou completar uma corrida, por exemplo.

A recreação nas escolas e a educação física de qualidade

Por que é importante criar um programa de qualidade para as crianças? Programas de educação física e recreação ajudam todos os alunos a desenvolver aptidões relacionadas à saúde, competência física, compreensão cognitiva e atitudes positivas em relação às brincadeiras. Assim, elas poderão adotar estilos de vida saudáveis e fisicamente ativos.

Além disso, esses programas fornecem experiências de aprendizagem que melhoram o estado de alerta mental, o desempenho acadêmico, a prontidão e o entusiasmo para aprender, desde o ensino infantil até as séries mais avançadas da escola.

Podemos dizer também que a atividade física melhora a função cognitiva, desenvolvendo a memória, o comportamento, a concentração e o desempenho acadêmico.

Por outro lado, a inatividade afeta negativamente a saúde do cérebro e o controle executivo, trazendo dificuldades em manter o foco, baixa memória de trabalho e incapacidade de ser multitarefa.

A recreação inclusiva nas escolas

As crianças com deficiência visual, auditiva ou motora também precisam de instrução sistemática e intencional além dos currículos de educação geral para adquirir as habilidades necessárias para serem membros independentes, produtivos e educados da sociedade. Assim, a recreação nas escolas e as atividades físicas de lazer são algumas das áreas de instrução que precisam ser abordadas de maneira inclusiva para essas crianças.

Para todos esses alunos, as atividades em grupo fornecem grande apoio para uma ampla gama de capacidades nas áreas de interação social, orientação, mobilidade, vida independente e autodeterminação. Assim, o desenvolvimento das habilidades recreativas e de interação pode ter efeitos positivos de longo alcance sobre a vida de pessoas com deficiências em geral.

Algumas pesquisas mostram que a recreação é um fator importante na qualidade de vida de todos, incluindo pessoas com deficiência. As pessoas que se envolvem em atividades recreativas provavelmente se beneficiarão ao melhorar a função cardiovascular, melhorar a capacidade de dormir, melhorar a autoestima, aumentar a resistência e diminuir os níveis de estresse.

Além dos benefícios de saúde e bem-estar das aptidões físicas divulgadas na mídia, um corpo mais acostumado aos diferentes tipos de movimentos físicos das atividades recreativas geralmente tem melhor flexibilidade, força e resistência.

Com a aptidão física melhorada, habilidades de vida independente são mais fáceis de executar e menos estressantes ao corpo. Além disso, a recreação é um fenômeno altamente social organizado em torno de amizades ou grupos familiares, e essas interações sociais amortecem os efeitos das debilidades físicas. Com isso em mente, as atividades recreativas que aumentam a atividade física e melhoram a aptidão devem ser encorajadas.

Em todas as circunstâncias de alunos, é fundamental focar na relevância de se ter um espaço agradável para a recreação, com playgrounds bem estruturados e brinquedos que não ofereçam riscos ao bem-estar de nenhum dos alunos.

Como vimos, esse assunto é bem amplo, mas não resta dúvida a respeito dos diversos benefícios que as atividades físicas podem trazer a todos os alunos. Esperamos que esse nosso post tenha mostrado a importância da recreação nas escolas infantis de maneira ainda mais clara!

Quer ficar sempre por dentro das nossas novidades e conteúdos? Então siga-nos em nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no Facebook e no Instagram!

 

cta-marketing

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo