Entenda a importância da brincadeira para pais e filhos

Especialistas em infância defendem a importância da brincadeira para pais e filhos. Sim, você não leu errado: brincar é tão essencial para o papai e a mamãe quanto é para os pequenos. E mais: eles reforçam que é fundamental o ato de brincar e não de encher a criança de brinquedos.

Para os pais, essa é uma grande oportunidade de estreitar vínculos, soltar a imaginação, mostrar interesse, participar de tudo que se refere aos filhos, demonstrar segurança, força e coragem, exercitar o bom humor e descarregar o estresse.

Para os filhos, funciona como um ensaio do mundo adulto, um teste de imaginação e de percepções acerca do universo e um modo de combater a timidez e exercitar a curiosidade. E, para ambos os lados, brincar reforça o companheirismo, a cumplicidade e o afeto.

Brincadeira para pais e filhos

Em tempos modernos, a agenda das crianças é tão ou mais lotada de atividades quando comparada à dos adultos. Mesmo em meio a tantas atividades escolares e extracurriculares, é importante respeitar um tempo diário para brincadeiras a sós e com os pais.

O ato de brincar não deve ser encarado como um prêmio quando tudo for feito de forma certa. Mas, sim, como algo essencial que deve ser praticado diariamente, preferencialmente na companhia dos pais. Seja lendo historinhas e imaginando enredos paralelos, seja brincando de carrinho, de escolinha, o que for.

Nesse sentido, é fundamental que pai e mãe dediquem um tempo, mesmo que pequeno, para brincar com os seus filhos diariamente. Mesmo que ambos trabalhem fora, é essencial dispor de um tempo de qualidade com as crianças para brincar.

Confira, a seguir, quatro atividades simples, porém enriquecedoras, que você pode realizar com seus filhos:

1. Stop

Aí está uma brincadeira que nunca sai de moda. Se o seu filho já for alfabetizado, é uma ótima ideia para exercitar o vocabulário. Vocês podem brincar em dupla, trio ou até mais participantes. O importante é se divertir.

Pegue folhas de papel (o número vai depender da quantidade de participantes) e, no topo, defina de 5 a 7 itens que serão avaliados, por exemplo: nome, animal, carro, cor, fruta, cidade e país. A cada rodada, um participante define uma letra, e quem preencher todas as colunas primeiro grita “Stop”.

Durante a avaliação, siga os critérios: respostas repetidas valem 5 pontos, respostas diferentes, 10, e respostas únicas (quando todos os outros jogadores zeraram), 15. Ao fim de todas as rodadas, some e veja quem ganhou a brincadeira.

2. Casinha

A clássica brincadeira pode se tornar ainda mais divertida com a participação dos pais. Inverta os papéis: as crianças podem ser os pais e os adultos, os filhinhos.

O bom dessa modalidade é que é democrática, pode ser feita em qualquer espaço, com ou sem brinquedos (utensílios de casa e bonecos podem ser acrescentados), a qualquer hora e com crianças de qualquer idade, a partir de 2 anos.

3. Upa upa Cavalinho

Se o seu filho ainda é um bebê, há muitas possibilidades de diverti-lo. Uma delas é sentar-se, cruzar as pernas e colocar a criança apoiada nos tornozelos.

Fale “Upa upa cavalinho” sempre que balançar. Vale colocar músicas e contar histórias de cavalinho para complementar. Certamente essa atividade renderá muitas risadas.

4. Quem sou eu?

Com os mais velhos, que tal brincar de personagens? Cada um escolhe uma celebridade ou um personagem de filme ou desenho, escreve o nome em um post it e cola o papel na testa do outro jogador, sem que este consiga ver.

A brincadeira consiste em dar uma dica por vez para ver se a outra pessoa adivinha a charada. A ideia é, em rodadas, fazer perguntas, por exemplo: “sou mulher?”, “sou cantora?”. E por aí vai. Ganha quem descobrir primeiro.

Enfim, deixe os eletrônicos de lado por alguns minutos ou horas diariamente. E se dedique a brincar com seus pequenos, independentemente da faixa etária.

A brincadeira para pais e filhos é fundamental para se divertirem e se conhecerem melhor, estreitando os laços. Certos episódios ficarão marcados para sempre na memória. Além disso, brincar estimula a criatividade, a imaginação e a memória.

Gostou do texto? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais para que mais adultos lembrem da importância de brincar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!