Conheça 5 benefícios do playground escolar!

Ter uma metodologia inovadora no ambiente escolar é muito importante para fornecer aos alunos experiências novas que vão além da sala de aula.

Contudo, é comum que muitos colégios fiquem em dúvida sobre como proporcionar isso de maneira eficiente e dentro do orçamento. Em resposta a esse dilema, o playground escolar pode ser uma grande solução.

No post de hoje, reunimos 5 benefícios que mostram como o playground pode renovar a sua escola e torná-la mais agradável. Confira!

1. Aproxima os alunos da escola

É muito comum ver as instituições escolares investirem basicamente no ensino e se esquecerem de proporcionar aos alunos atividades extracurriculares e locais que estimulem a socialização.

O efeito disso é sentido claramente na rotina escolar, pois há um incômodo generalizado dos estudantes, que anseiam por mudanças que tragam mais diversão, entretenimento e, claro, espaços lúdicos na escola.

Logo, a necessidade de se aproximar e engajar esses estudantes a fim de que eles aproveitem e otimizem os espaços físicos do colégio é essencial para melhorar a imagem da instituição e também atrair novos alunos. 

Afinal, não há nada mais eficiente que a boa e velha propaganda boca a boca de pais e filhos satisfeitos com o ambiente escolar. E o playground pode ser esse elo de comunicação e interação entre todos.

2. Estimula o contato com a natureza

Por estar presente em espaços abertos, isto é, ao ar livre, o playground escolar amplia a experiência dos alunos e estimula o contato deles com a natureza.

Especialmente na atualidade, o contato de crianças e jovens com o meio ambiente é bastante limitada e deficiente de experiências. Então, a vivência ao ar livre pode influenciar no comportamento, no bem-estar físico e mental e na visão de mundo dos alunos, além de ajudá-los a desenvolver uma consciência ecológica desde cedo.

Você pode instalar o playground infantil perto de um jardim ou de uma horta, ou, então, criar uma área com plantações de diferentes espécies que permita que os estudantes entendam mais sobre a natureza, ampliem o que estudam (especialmente nas aulas de ciência) e explorem os seus sentidos que, certamente, estarão mais aguçados.

3. Oferece alta segurança e baixa manutenção

Além de ser um excelente espaço ao ar livre para entreter a criançada, o playground é um brinquedo completamente seguro.

Dentre os melhores modelos, estão os com estrutura de madeira plástica, que têm ganhado cada vez mais destaque, já que apresentam alta resistência à umidade e ao sol, não possuem porosidades que permitam o aparecimento de bactérias ou fungos, são resistentes à corrosão e não empenam com o tempo ou devido à secagem.

Além disso, a durabilidade do equipamento e a necessidade de manutenções — que é apenas periódica — influenciam positivamente no seu orçamento.

4. Melhora a saúde dos alunos

O playground vai muito além da função de entreter os estudantes. Ele é um espaço onde as crianças podem se exercitar, fortalecendo, assim, a sua musculatura e os seus ossos.

Além disso, a brincadeira age positivamente na melhora da coordenação motora, do equilíbrio e da postura corporal das crianças.

5. Influencia no desenvolvimento social infantil

Além do aspecto físico, um playground escolar proporciona atividades lúdicas que permitem aos alunos explorarem a criatividade e estimularem a imaginação.

O espaço se torna também um ótimo lugar para o convívio com o próximo e a interação. Assim, os alunos desenvolvem diversas características importantes para a formação social infantil, como, cooperação, divisão de tarefas e entendimento sobre espaço compartilhado durante a diversão.

Ou seja, o playground escolar é a alternativa que você precisa para promover um espaço de desenvolvimento essencial à infância, onde a aprendizagem, a saúde e o bem-estar da criança não são deixados de lado.

Se você gostou de ler sobre o assunto e se interessou em saber mais sobre playgrounds, entre em contato com a Aquarela Parques e descubra como inovar em sua escola!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!