Como um parque infantil pode revitalizar um bairro

É certo que estamos cada vez mais integrados aos meios digitais e permanecemos praticamente todo o tempo online. Mas também é indiscutível a falta que uma boa área de lazer faz para uma cidade. Afinal de contas, as pessoas também gostam de interagir umas com as outras e nada melhor do que um ambiente preparado especialmente para isso.

Nesse sentido, a presença de um parque infantil pode revitalizar um bairro porque transforma de várias maneiras a vida dos moradores do entorno. Quer saber como? A seguir daremos três grandes exemplos:

1. Um parque infantil pode revitalizar um bairro promovendo a integração entre os moradores

Resgatar espaços públicos para a convivência dos moradores é uma ótima ferramenta para revitalizar um bairro, e nada melhor do que reformar uma praça inserindo nela um parque infantil e ambientes de passeio e de conversa entre os moradores.

Além de garantir a diversão dos pequenos, um parque infantil no bairro também resgata aqueles tempos preciosos em que as pessoas simplesmente estão descansando, descontraindo ou praticando atividades físicas ao ar livre. E tudo isso aumenta significativamente a qualidade de vida do bairro e o índice de felicidade dos moradores (claro, integrados às demais melhorias na região).

Um parque infantil também é uma excelente maneira de promover um espaço de lazer gratuito e de qualidade, pois, além do parquinho, pode-se promover na área diversas atividades culturais e socioeducativas para melhorar a convivência e o sentimento de pertencimento dos moradores.

2. Um parque infantil pode revitalizar um bairro através da melhora da saúde das crianças

Sempre falamos aqui no blog sobre como um parque infantil contribui para o desenvolvimento físico e mental das crianças, mas vamos resumir novamente esses benefícios:

  • Desenvolve as habilidades físicas, como a coordenação motora, a postura, a musculatura e o sistema cardiorrespiratório, além de combater o sedentarismo e ativar a vitamina D no organismo, prevenindo, assim, diversas doenças.
  • Desenvolve as habilidades mentais e emocionais, contribuindo para a socialização, a concentração (melhorando o desempenho escolar), o incentivo à criatividade, a respeitar os limites e a se socializar com as demais crianças.

Levando em consideração a melhora na saúde e no desenvolvimento das crianças do bairro, a consequência é a diminuição da ociosidade e de certos problemas de saúde que podem ser prevenidos, diminuindo, dessa forma, a ida dos pequenos ao postinho de saúde. Considere, ainda, incluir brinquedos e espaços para crianças maiores, como pista de skate, por exemplo.

3. Um parque infantil pode revitalizar um bairro promovendo a preservação da natureza

Um parquinho infantil construído num local com área verde preservada ou restaurada traz ainda mais benefícios para o bairro. Sabe por que?

  • As árvores reduzem a poluição do entorno, pois os processos de oxigenação neutralizam os efeitos do ar poluído;
  • Diminuem a poluição sonora do entorno, melhorando a brincadeira das crianças e o sossego dos adultos;
  • Diminuem as temperaturas externas, pois absorvem parte dos raios solares, mantendo o parquinho mais fresco;
  • As áreas verdes também ajudam no sombreamento.

Além disso, a presença de crianças no parquinho infantil que tenha uma área verde também ajuda na educação socioambiental e na conscientização dos pequenos, aumentando as chances de um local preservado e diminuindo os custos com manutenção.

Esses foram apenas três argumentos que explicam como um parque infantil pode revitalizar um bairro. Mas atenção: não basta apenas colocar brinquedos aleatórios em uma praça para tornar o local apropriado.

É preciso ter muito cuidado na hora de contratar uma fabricante séria e comprometida com as normas de segurança da ABNT, para que os materiais dos brinquedos tenham a qualidade e a segurança que os moradores precisam e merecem.

Portanto, se você tem dúvidas a respeito desse tema, deixe o seu comentário abaixo ou clique aqui e fale conosco. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo