Como montar um Parque Infantil (Passo a Passo)

balanco-para-playground-entenda-como-manter-a-seguranca-do-seu-filho.jpeg

Montar um parque infantil certamente traz muitas vantagens para a qualidade de vida e o desenvolvimento das crianças, mas essa tarefa requer alguns cuidados estratégicos para se garantir a durabilidade dos brinquedos e, claro, a segurança dos pequenos.

No post de hoje vamos ensinar o passo a passo de como montar um parque infantil adequado a estrutura do local – seja ele um condomínio, uma escola, o quintal de casa ou uma praça pública.

Passo 1: Escolha um local adequado para construção

Verifique atentamente o local onde será instalado o playground antes de solicitar o orçamento. Isso porque pode ser necessário algum tipo de adequação ou ajuste no local, como a instalação de grama, de areia ou o nivelamento do piso.

Também verifique se o local é aberto para que as crianças também consigam tomar sol (lembre-se de que a vitamina D é importante para o desenvolvimento delas).

Não se esqueça de averiguar, ainda, se a área é segura para as crianças brincarem. Por exemplo, em condomínios não é adequado montar um parque infantil próximo ao estacionamento, onde circulam muitos carros, ou em áreas de grande circulação de pessoas que não sejam do condomínio.

Passo 2: Antes de montar um parque infantil, calcule a área do local

calculando a área do playground

É importante você calcular a área exata onde será instalado o parque infantil para ajudar na futura escolha dos brinquedos. Isso porque dependendo do tamanho, alguns podem ter que ficar de fora ou ser substituídos por peças menores.

Passo 3: Defina qual será a faixa etária do parque

faixa etária do playground

Ao montar um parque infantil, a faixa etária das crianças que frequentarão o local é uma informação muito importante, pois também influencia diretamente na escolha dos brinquedos mais apropriados e seguros.

Em geral, existe um tipo de playground apropriado para crianças de 0 a 6 anos (linha Baby) e outro indicado para crianças de até 12 anos de idade (a chamada linha Teen).

Passo 4: Escolha o material dos brinquedos

madeira plástica

Basicamente existem quatro tipos de material no qual os brinquedos são fabricados:

  • plástico;
  • madeira;
  • ferro;
  • madeira plástica.

Todos eles possuem vantagens e desvantagens que dependerão de fatores como a faixa etária das crianças, o local de instalação e como será feita a manutenção.

Para você conhecer mais sobre as características desses materiais, temos um post bem detalhado fazendo uma comparação entre eles.

Passo 5: Solicite um orçamento

orçamento playground

É muito importante que ao contratar uma fabricante para montar um parque infantil em seu condomínio, escola, quintal ou praça pública, você realize orçamentos com empresas certificadas e confiáveis.

Nesse caso, você pode solicitar um orçamento sem compromisso dos playgrounds da Aquarela Parques, empresa que atua há quase 10 anos no setor e possui clientes espalhados por todo o país. A Aquarela Parques é especialista em fabricar playgrounds de diversos materiais e para diversas faixas etárias, de acordo com as necessidades dos clientes e as normas da ABNT. E por falar nelas…  

Passo 6: Certifique-se de que tudo no parque está de acordo com as normas da ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) recentemente reformulou sua NBR 16.071 e trouxe várias orientações sobre inspeção, manutenção e utilização do playground infantil.

Vale muito a pena conhecer as normas e se certificar que a fabricante dos brinquedos trabalha de acordo com elas. Para saber mais que normas são essas, também temos um post com os principais pontos que você deve levar em consideração.

Esse foi o passo a passo que você deve observar ao montar um parque infantil em sua escola, condomínio, casa ou em praça pública. Releia atentamente cada item e não deixe de solicitar o seu orçamento com quem entende do assunto.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse tema, deixe o seu comentário abaixo que nós responderemos. Se preferir, entre em contato conosco preenchendo o formulário. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo