Como escolher um playground infantil para minha escola?

Um dos detalhes em que um diretor de escola precisa pensar é no playground infantil.

A questão está centrada em fazer a escolha certa para não investir em algo e se arrepender depois.

Por isso, a primeira coisa que você tem que ter em mente, no momento da compra, é não se deixar levar pela publicidade, afinal de contas, nem tudo que reluz é ouro.

Para ajudar você a fazer uma escolha correta e sem arrependimentos, vamos mostrar, a seguir, alguns fatores essenciais que precisam ser analisados antes de bater o martelo.

1. Faixa etária

Esse é um fator essencial na escolha de um playground infantil, afinal de contas, existem parquinhos que são um pouco mais perigosos para crianças menores, mas que são ótimas opções para aquelas que já estão entrando na adolescência.

Também é preciso pensar de forma lúdica e no desenvolvimento mental da criança. Talvez um parque para a faixa etária de 6 anos não seja tão estimulante para um menino ou uma menina de 10, por exemplo.

2. Propósito

Qual é o impacto que você deseja causar nos alunos com a compra do playground? Que objetivo você quer alcançar com o parquinho? Estimular a criatividade das crianças? Proporcionar um maior raciocínio lógico? Aumentar a interação de todos?

Pergunte ao fabricante o que foi levado em conta quando o projeto do parque foi montado e considere se o produto ofertado é o ideal para a realidade da sua escola.

3. Individualidade e coletividade

Não é bacana ter um playground que só proporcione diversão quando usado individualmente ou quando só é possível brincar nele na companhia de outras crianças. O ideal é considerar a compra de um playground infantil que possa oferecer uma mistura desses dois aspectos.

Isso ajuda a respeitar a personalidade de cada criança. Afinal, os pequenos têm os “seus dias”, assim como nós, adultos, e também há casos em que a criança é tímida e reservada.

Dar ao aluno o direito de se divertir sozinho é uma boa forma de lidar com as diferenças e, quem sabe, com o passar do tempo e a oferta de um playground infantil que estimule o senso de coletividade, ele vá interagindo com outros colegas por livre e espontânea vontade e utilizando os brinquedos em prol do seu desenvolvimento.

4. Segurança

Escolha um playground que consiga proporcionar a segurança necessária para todas as crianças, não importa a idade. Esse é um fator essencial e fundamental, senão o mais importante de todos! Nenhum diretor deseja ligar para os pais informando que um filho se machucou nas estruturas da escola.

Para evitar que esse tipo de situação aconteça, fique sempre atento à certificação do Inmetro. Todos os brinquedos e parques infantis precisam ser verificados por esse órgão de forma obrigatória.

Isso evita que as empresas comercializem objetos e espaços que são nocivos para as crianças. Além da licença do órgão, existem várias normas importantes, como as da ABNT e do INNAC.

5. Material

O material com o qual o playground é fabricado é um dos itens que também envolve a segurança e, principalmente, a durabilidade.

Esse ponto terá impacto direto no custo-benefício. Portanto, você deverá ter bastante atenção com isso para não gastar muito em manutenções ou mesmo ter que comprar outro playground infantil em virtude de o produto adquirido ser de pouca qualidade.

Uma indicação de material seguro e resistente é a madeira plástica. Além de ajudar o meio ambiente, já que é feita de plástico reciclável, essa madeira também evita a necessidade de manutenção constante, principalmente com pintura, já que o material possui coloração própria.

A madeira plástica também evita situações perigosas, como a proliferação de fungos ou a possibilidade de farpas de madeira se soltarem.

E então? Já pensou no playground infantil que deseja comprar para a sua escola? Entre em contato com a Aquarela Parques: a nossa equipe pode esclarecer todas as suas dúvidas e passar as informações necessárias para uma boa escolha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!