Como escolher os melhores fornecedores para uma obra pública

A contratação de fornecedores para a realização de uma obra pública ou prestação de serviços deve ser precedida por um processo de licitação, exceto nos casos em que o processo for dispensável ou que não haja exigibilidade para tal fim.

Uma vez que a etapa licitatória estiver definida, será preciso escolher o fornecedor que atenda às necessidades apresentadas da melhor maneira possível. Neste post, apresentaremos alguns passos a serem seguidos para realizar escolhas eficientes e que evitem transtornos na sua obra.

Planejamento

A etapa que definirá quais fornecedores estão aptos a oferecer uma proposta para a sua demanda é o planejamento. Nessa fase, estabelecem-se o orçamento, o prazo, a origem dos recursos e os trâmites.

Para escolher o fornecedor para a realização de uma obra, é preciso ter condições de mensurar a capacidade dele em atender todas as exigências inerentes ao projeto.

Preço

Em se tratando de obras e serviços públicos, há sempre que se privar pela saúde financeira do ente público. Assim, o preço apresentado pelo fornecedor é, de imediato, o primeiro diferencial a ser analisado em comparação com os demais concorrentes.

A pesquisa prévia de preços de mercado é uma boa ideia para estabelecer um custo médio para o seu projeto. Tendo esses dados em mente, será possível descobrir se um fornecedor está exagerando na redução do custo exclusivamente para ganhar a licitação e certificar-se se ele terá condições de concluir o que foi solicitado dentro do orçamento proposto.

Serviço e suporte

É essencial a disponibilidade do fornecedor para esclarecer os detalhes da sua proposta, bem como a sua forma de atuação, a fim de oferecer maiores garantias. Nesse aspecto, o atendimento via telefone, e-mail e as informações disponibilizadas em seu site devem ser coerentes.

Qualidade

Na etapa de análise da proposta, após vistos os itens preço e suporte, verifique se a empresa que se pretende contratar dispõe de boas práticas com relação aos seus produtos. Afinal de contas, não será uma boa decisão ter sua obra realizada com materiais de baixa qualidade e que em pouco tempo já não tenham mais nenhuma utilidade.

Ao ponderar esse quesito, é possível evitar, inclusive, acidentes em decorrência de obras malfeitas. Certificar-se da capacidade do pessoal responsável pela execução é uma precaução necessária.

Idoneidade

A verificação da idoneidade da empresa é exigência primordial para toda e qualquer obra pública. Uma companhia que não honra com suas obrigações legais e não preza pela honestidade não pode ser uma boa prestadora de serviço.

Outras obras públicas realizadas

Verifique se a empresa apresentou alguma comprovação de outras obras públicas já realizadas por ela e compare os orçamentos. Ao cruzar os gastos com os projetos anteriores e os atuais, você pode obter uma noção da viabilidade da boa execução do projeto que o fornecedor está submetendo.

Obrigações contratuais

Certifique-se de estabelecer punições em caso de descumprimento de obrigações contratuais. Ter uma cláusula como essa pode eliminar empresas oportunistas.

A Aquarela Parques é uma empresa séria e responsável em relação aos seus produtos e serviços. Com mais de duas décadas no mercado, é referência na fabricação e montagem de playgrounds.

cta-prefeituras

Se você precisa de um orçamento ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

1 comentário em “Como escolher os melhores fornecedores para uma obra pública”

  1. Pingback: 10 dicas para reduzir a poluição do meio ambiente - Engipec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!