Como criar um projeto para playground de madeira

Seja você o diretor de uma escola ou de um condomínio, saiba que um projeto de playground de madeira é uma excelente opção para as crianças se divertirem sossegadas.

Afinal de contas, um parquinho contribui muito no desenvolvimento físico, mental e social delas. Mas se você está na dúvida por onde deve começar, hoje separamos algumas dicas para te ajudar na criação do projeto para playground de madeira.

Vamos lá?

1. Verifique a área onde será montado o playground

Um playground seguro e eficiente é o que está instalado em uma área apropriada para essa finalidade.

Isso significa que o local deve ter espaço suficiente para os brinquedos (a ABNT recomenda uma distância mínima de 1,30 m uns dos outros) e um piso apropriado (devidamente nivelado e com amortecimento de impactos) para que as crianças brinquem com segurança.

Importante: Se você decidir comprar um playground, também é muito importante saber se a empresa atende todas as normas da ABNT para construção de parquinho infantil.

2. Tenha certeza do material a ser utilizado

Criar um projeto para playground de madeira significa que você está ciente de todas as vantagens e desvantagens desse tipo de material. Já falamos sobre esse tema aqui em nosso blog, mas vamos relembrar rapidamente:

  • o playground de madeira é bem resistente e tem maior facilidade de customização.
  • Diferente de materiais como o ferro, o playground de madeira não esquenta quando exposto ao sol, o que é ideal para parquinhos ao ar livre.
  • Mesmo tendo uma boa vida útil, é preciso ter uma manutenção muito rigorosa, pois ele pode soltar farpas e lascas com o tempo. E com a umidade constante, a madeira vai apodrecendo com o tempo.

Então, mesmo o playground de madeira sendo uma boa opção em relação a outros materiais, ainda assim ele requer alguns cuidados. Mas se você precisa de um material ainda mais resistente e de fácil manutenção, existe outra opção para você orçar: a madeira plástica.

Como ela é feita a partir do plástico 100% reciclável (e com uma solidez idêntica à madeira), o playground de madeira plástica não solta farpas, não retém fungos e nem acumula umidade. É portanto, uma boa opção tanto para lugares abertos quanto fechados.

Para saber mais sobre a madeira plástica, converse com um de nossos atendentes através do telefone 0800 606 8145.

3. Defina a faixa etária antes de orçar o projeto para playground de madeira

Sendo o playground de madeira ou de madeira plástica, é preciso definir a faixa etária para definir junto à empresa quais brinquedos poderão ser incluídos no projeto.

Existem playgrounds próprios para crianças pequenas (de 0 a 6 anos) e para crianças maiores, de até 14 anos. Caso a escola ou o condomínio contemple as duas faixas etárias, não se preocupe, pois a empresa especializada solucionará a questão por meio de um projeto personalizado.

4. Verifique a necessidade de manutenção do playground  

Esse é um ponto muito importante e que parte das pessoas se esquecem na hora de adquirir um parquinho. Na hora de criar um projeto para playground de madeira ou de qualquer outro tipo de material, você precisa estar ciente de como precisará ser feita a manutenção dos brinquedos.

A ABNT recomenda que haja uma vistoria diária no playground, pois com o tempo farpas e lascas podem se soltar, além de parafusos precisarem ser apertados novamente. Uma vistoria técnica também precisa ser realizada a cada seis meses e outra vistoria com responsabilidade técnica deve ser realizada anualmente.

Portanto, é mais que necessário optar por um material que ofereça uma fácil manutenção e um excelente custo-benefício na hora dos reparos – como é o caso da madeira plástica.

Essas foram as principais dicas de como criar um projeto para playground de madeira, que também serve para outros tipos de material. Portanto, na hora de fazer o orçamento com empresas especializadas, não deixe de considerar cada item.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse tema ou quer conversar conosco sobre um projeto personalizado para o seu espaço, entre em contato agora mesmo.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!