Como convencer o meu condomínio a instalar um playground kids?

Segurança, conforto e diversão para as crianças são importantes fatores na hora de decidir instalar um playground kids no ambiente residencial. Além de trazer comodidade para toda a família, o investimento apresenta vários benefícios como a possibilidade de oferecer atividades recreativas em meio a um ambiente seguro e controlado e promover o desenvolvimento e bem-estar dos pequenos. 

Você, pai ou mãe, sabe mais do que ninguém o quanto é fundamental o estímulo de habilidades motoras e sociais na fase de crescimento dos filhos. Imagine se tudo isso for alcançado junto com a segurança do convívio com os moradores do condomínio? Algo incrível, não é mesmo? A ideia é positiva e promissora, mas você pensou: “como convencer os vizinhos a apostar nessa iniciativa”?

Portanto, se você está disposto a implantar um playground infantil em seu condomínio, agora é o momento para conversar com os vizinhos de forma clara e objetiva sobre a importância do novo projeto para a integração das famílias e, principalmente, entre as crianças do espaço. Não sabe como iniciar o assunto? Fique tranquilo! Ofereceremos neste artigo algumas dicas para a sua ideia ser um sucesso!

Investimento inteligente do espaço

Seja para a reforma do antigo espaço ou para a utilização das áreas livres para instalação de um playground kids no seu condomínio, nada melhor que fazer o planejamento do ambiente para garantir o sucesso dessa iniciativa. Apresente os benefícios do aproveitamento das áreas comuns para o desenvolvimento de atividades para crianças e pais, o que fortalecerá a cumplicidade entre eles.

Além disso, há empresas especializadas que oferecem projetos sob medida com preços atrativos no mercado além de fácil manutenção , que podem auxiliar você a ter uma visão melhor sobre o projeto. Faça uma boa pesquisa e defina seus objetivos com precisão para argumentar de maneira esclarecedora com os seus vizinhos sobre a futura instalação.  

Segurança e conforto do playground kids

Além de reforçar que os pequenos poderão brincar em um espaço fechado e seguro o seu condomínio , mostre que o projeto de um playground para as crianças é sinônimo de segurança para todos. Seja para a primeira instalação ou para a troca por novos brinquedos, a escolha por materiais de qualidade garantem a durabilidade do espaço e também evita o risco de acidentes.

Atualmente, há empresas no mercado que oferecem projetos feitos a partir da madeira plástica, que seguem o padrão exigido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Tal escolha, além de sustentável por ser feita a partir da tecnologia com materiais reciclados , tem se mostrado cada vez mais vantajosa por ser resistente à corrosão do sol e do frio, bem como a cloro e solventes, tornando-se a melhor opção quando comparada a projetos feitos a partir do ferro ou da madeira natural.

Saúde e bem-estar da criança

Apresente, também, que a instalação de um parquinho dentro do condomínio pode trazer benefícios à saúde e ao bem-estar dos pequenos. Afinal, uma criança que pratica atividades físicas torna-se mais saudável.

De acordo com especialistas, a realização de brincadeiras, a prática de esportes e até uma caminhada de bicicleta no dia a dia ativam a memória e o bem-estar psicológico, o que tende a melhorar até o rendimento escolar de crianças e adolescentes.

Além disso, os brinquedos, quando construídos com madeira plástica, não possuem problemas com fungos e mofos, bem como com roedores e insetos, o que pode afastar qualquer risco de doenças para as crianças que brincarem no playground kids.

Lazer e aprendizagem para os pequenos

Mais que a diversão por meio dos brinquedos, a instalação de um playground kids torna-se oportunidade para o aumento de habilidades motoras das crianças que serão levadas para toda a vida. Para se ter uma ideia, enquanto o balanço desenvolve a noção de velocidade e tempo, o gira-gira traz a noção de equilíbrio.

Quando uma criança começa a alcançar um brinquedo ou até mesmo correr e pular, ela está desenvolvendo a capacidade de utilizar os músculos corretamente, algo que os pais devem observar desde os primeiros anos de vida.

Por isso, mostre que a iniciativa também oferece vantagens para o desenvolvimento em várias etapas da infância. Outro fator é que, em meio a tempos de uso excessivo das novas tecnologias e isolamento social, as crianças poderão estar em um ambiente ao ar livre, o que pode promover maior integração pessoal entre elas.

Socialização entre as famílias

Sorrir, brincar e perder a timidez são algumas das habilidades sociais que podem ser estimuladas ao longo do desenvolvimento infantil. O playground kids pode se tornar um espaço fundamental para a socialização entre crianças de diferentes idades.

Ao se reunir, os pequenos podem fazer brincadeiras, contar histórias e aprender a se relacionar com outros coleguinhas e a dividir um brinquedo, por exemplo. Apresente também que, nesse cenário, os pais tornam-se essenciais para o estreitamento dos vínculos com seus filhos e outras famílias.

O espaço do parquinho poderá ser um ponto de encontro agradável entre os vizinhos do condomínio, em que podem ser realizadas várias atividades recreativas e sociais de forma periódica, como piqueniques, pontos de leitura infantil e contação de histórias para os pequenos.

Mesmo com todos os benefícios, sabemos que muitos pais ou moradores poderão ficar resistentes à iniciativa. Afinal, todo investimento tende a gerar custos extras. Por isso é fundamental que, durante a conversa, você saiba manter o autocontrole emocional para lidar da melhor maneira com os argumentos contrários à sua ideia.

Seja firme em sua proposta, mas esteja aberto para ouvir outros pontos de vista sobre o projeto e mostre-se disponível a montar uma equipe de planejamento da instalação do playground kids. Envolver mais pessoas pode ser a garantia para alcançar aliados nesse bem comum: a segurança e o lazer para as crianças e as famílias.

Gostou das ideias? Acreditamos que essas orientações podem ser úteis para a conquista do seus objetivos para promover o bem-estar das crianças do seu condomínio. Compartilhe esse artigo em suas redes sociais com os amigos e vizinhos para ganhar mais aliados nessa batalha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!