Balanço para playground: entenda como manter a segurança do seu filho

Um dos brinquedos mais populares das crianças no playground, sem dúvida, é o balanço. O vento no rosto, a sensação de liberdade e de estar, literalmente, voando, tornam esse brinquedo um dos mais concorridos nos parquinhos e praças públicas.

Entretanto, muitas crianças não o utilizam de forma segura e costumam ficar em pé nesse brinquedo, submetendo-se ao risco de cair e se ferir.

Mas como manter o seu filho seguro no balanço para playground do seu condomínio? Neste post, listamos algumas medidas de segurança que podem ser tomadas para evitar acidentes durante a brincadeira. Confira!

De olho na altura dos brinquedos

Esse cuidado, aliás, vale para todos os brinquedos do playground. Mas, no caso do balanço, certifique-se de que está na altura ideal considerando o tamanho das crianças que o utilizam. Se estiver muito baixo, pode causar feridas nas pernas das crianças por causa da proximidade com o chão. O contrário pode provocar quedas na hora em que pequenos se sentarem.

Cuidado com a faixa etária

Crianças muito pequenas não devem usar o balanço, pois não têm ainda controle do próprio corpo e, por isso, não conseguem se segurar e, ao mesmo tempo, impulsionar o brinquedo. Como medida de segurança, é essencial colocar placas indicativas de idade mínima próximas ao brinquedo.

Tenha sempre um adulto por perto

Embora seja o ideal, nem sempre é possível contratar monitores para o playground do seu prédio. Então, é fundamental ter sempre um adulto responsável próximo às crianças, enquanto se divertem no parquinho.

Essa pessoa, além de monitorar as crianças, pode educá-las para  o uso correto dos brinquedos e ainda dar dicas sobre como melhor aproveitar a brincadeira. No caso do balanço, esse adulto deve assegurar que as crianças se mantenham sentadas durante a brincadeira.

Atenção à manutenção do balanço para playground

Verifique sempre a estabilidade dos brinquedos, bem como seu estado de conservação. Brinquedos de madeira não podem ter lascas, farpas ou rachaduras e os de metal devem ser protegidos da chuva para não apresentarem ferrugem. Se o parquinho estiver instalado em espaço aberto, é preciso tomar cuidado com a ação de vândalos, que podem arrancar peças, danificando os brinquedos e, consequentemente, colocando a segurança das crianças em risco.

Cuidado com acidentes

Nesse brinquedo, o acidente mais comum é a queda de uma altura elevada, o que pode provocar lesões bem graves para as crianças. Como medida de segurança, instale piso emborrachado no parquinho (para absorver impactos). Outra opção é forrar o piso com areia, mas, nesse caso, mantenha-a sempre higienizada e coberta durante a noite para evitar doenças e contaminações.

Como você pode ver, certas medidas de segurança são fundamentais para que a brincadeira não acabe mal. E o mais importante é que a maioria das dicas acima, além de simples, servem para todos os brinquedos do playground.

Se ainda tiver dúvidas sobre segurança no parquinho, há profissionais que oferecem consultoria e serviços especializados nesse tema.

Quer saber mais sobre segurança de balanço para playground? Entre em contato com a Aquarela Parques. E compartilhe nas redes sociais tudo o que você acabou de descobrir.

cta-seguranca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!