Afinal, morar em condomínio com as crianças é bom ou ruim?

condomínio.jpg

Já adiantamos a resposta: depende. Morar em condomínio pode ser bom ou ruim para as crianças, a depender das condições locais, da rotina da família e de outros fatores.

No post de hoje vamos falar sobre as vantagens e as desvantagens para você e sua família avaliarem e tirarem suas próprias conclusões.

As vantagens de morar em condomínio com as crianças

1. Segurança para as crianças

Uma das maiores vantagens de morar em condomínio com as crianças é, certamente, a segurança. Por ser um ambiente fechado, ele possui alguns aparatos que imóveis comuns não possuem, como portaria, câmeras e, em alguns casos, segurança particular e um rígido controle de entradas e saídas.

Isso faz com que a preocupação com a segurança dos pequenos seja amenizada, proporcionando às famílias maior tranquilidade para realizarem suas atividades dentro de casa e também na área externa.

E por falar em área externa, eis a segunda vantagem:

2. Opções de lazer para os pequenos

Atualmente, a maioria dos novos condomínios, sejam os compostos por prédios ou casas, já possuem uma área de lazer, tanto diversificada quanto mais simples – o que dentro de uma casa seria um pouco mais difícil de se ter.

Piscina, academia, parquinho para as crianças, espaço para caminhada… A depender de onde você mora as crianças terão a possibilidade de ter um espaço bem apropriado para as brincadeiras.

3. Surgimento de amizades entre as crianças do condomínio

Essa é uma ótima vantagem em morar em condomínio com as crianças: a possibilidade de elas fazerem amizades com as crianças vizinhas e os pais de todos se conhecerem. Isso faz com que elas possam brincar mais livremente, como no playground, sabendo que estão dentro da segurança do espaço fechado.

Aliás, isso pode ser bom para toda família, que passa a dividir bons momentos com os vizinhos, seja na área da piscina ou com um bom churrasco nos espaços em comum.

As desvantagens de morar em condomínio com as crianças

1. O condomínio não ter estrutura para os pequenos

Você já conhece o termo “criança de apartamento”? Trata-se de crianças que são criadas praticamente dentro de casa; não brincam ao ar livre, não tomam sol e nem têm contato com a natureza, tendo dificuldade de conviver e fazer novas amizades.

Nesse sentido, uma das grandes desvantagens de morar em condomínio com as crianças é quando ele não oferece uma estrutura para o lazer dos pequenos, como um playground, por exemplo. Desse modo, realmente fica difícil estimular a interação entre as crianças da vizinhança e os pequenos acabam se sentindo solitários dentro de casa.

2. Barulho dos pequenos e da vizinhança

As crianças têm muita energia e ela precisa ser gasta, isso é um fato. Mas uma das desvantagens de se morar em condomínio é que não se deve incomodar os vizinhos, pois isso pode gerar problemas.

Por isso é tão importante que o local onde você mora tenha espaços de convivência, ou, ao menos, uma praça pública por perto para que os pequenos brinquem livremente sem se preocuparem com barulho.

3. Exercício diário de convivência

Morar em condomínio é, sem dúvidas, um grande exercício de se pensar no coletivo. Afinal, todas as decisões que afetem o local precisam da aprovação dos moradores. E isso passa a ser uma desvantagem quando nem todos concordam com melhorias e adaptações necessárias.

Um exemplo são obras de reforma e construção de espaços de convivência. Nem todos os vizinhos acabam concordando e os motivos podem ser variados. Nesse caso, é preciso saber negociar e/ou aceitar a decisão coletiva.

Diante de todos esses argumentos, resta-nos a conclusão de que morar em condomínio com as crianças pode ser bom – desde que ele tenha uma infraestrutura adequada para o crescimento e o desenvolvimento delas.

E por falar nesse assunto, caso o seu condomínio ainda não tenha um playground, separamos um post especial demonstrando as vantagens de se ter um. Leia com atenção, converse com seu síndico e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo