Afinal, como integrar novos alunos na escola?

afinal-como-integrar-novos-alunos-na-escola.jpeg

Gerenciar uma escola leva a uma série de questões profissionais que precisam ser vencidas e trabalhadas da melhor forma possível, pois impactam diretamente na vivência do aluno na instituição e, consequentemente, na imagem da sua rede de ensino.

Um dos desafios constantes é manter tanto alunos novos quanto antigos integrados, deixando-os confortáveis e felizes nesse ambiente. Para os novatos, essa é uma dificuldade ainda maior.

Acompanhando a leitura deste post, veja como ajudar os novos alunos a se integrarem e se sentirem à vontade com a mudança de escola:

1. Converse com os pais

Os pais são o primeiro elo entre a criança e a escola. São eles que procurarão a instituição de ensino para matricular os pequenos e saber mais informações sobre o local em que os seus filhos vão estudar.

Nesse momento de contato inicial, é importante conversar com os responsáveis para compreender peculiaridades dos novos alunos. Então, questione: quais são os perfis desses estudantes? São crianças mais extrovertidas ou introvertidas? Como são as personalidades desses alunos? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Como utilizar a ajuda dos pais para melhorar a integração dos novatos com os colegas?

Com essas informações, você consegue ter um ponto de partida para uma abordagem eficiente. Contando com o apoio de quem mais conhece os novos alunos, você conseguirá ajudá-los a fazer uma transição mais tranquila.

2. Apresente a escola para as crianças

Acolha os novos alunos apresentando a escola para eles. Deixe os estudantes confortáveis de imediato para que conheçam todos os detalhes e tudo o que poderão usufruir no local. Desse modo, eles se sentirão mais “em casa”.

Isso ajudará bastante para que os recém-chegados tenham uma relação positiva com a escola. Tomar conhecimento do espaço é um ponto fundamental para que os novatos possam se integrar mais facilmente com as demais pessoas — alunos, professores e funcionários.

3. Converse diretamente com os novos alunos

Mesmo já tendo conversado com os pais, faça com que o coordenador pedagógico tire um momento para conversar com os novos alunos diretamente. É necessário compreender, a partir dessa conversa, as expectativas, os medos, as disciplinas preferidas, ou seja, o perfil dos recém-chegados.

Esse contato é primordial não só para o profissional conhecer e entender o aluno, mas também para que a criança perca a timidez e comece a ter liberdade com os adultos responsáveis da escola.

Muitas vezes, o aluno é transferido de colégio por ter vivenciado experiências ruins no local anterior, e ter a liberdade de conversar sobre problemas pode ser de grande ajuda para a adaptação dele. Esse diálogo também é essencial para que os profissionais ensinem as regras da escola para as crianças.

4. Ofereça conforto para os novatos

Além da conversa, é preciso que você proporcione conforto para que os novos alunos se sintam à vontade na escola. Isso não significa passar a mão na cabeça das crianças, mas, sim, deixar as portas abertas para que elas possam procurar a coordenação pedagógica sempre que tiverem algum problema ou dúvida.

Lembre-se sempre de que um aluno novo precisa de uma sensação de segurança para que possa ter uma boa adaptação em sua escola. O mesmo vale para a estrutura escolar: ofereça ambientes limpos, confortáveis e bem cuidados.

5. Invista na interação com outros alunos

Incentive a interação entre novos e antigos alunos. Os estudantes que estão na escola há mais tempo já possuem como vantagem as relações de amizade que construíram em outros momentos, enquanto os novos são “estranhos no ninho”.

Para quebrar esse gelo, incentive os professores a promoverem dinâmicas de apresentação, selecionarem alunos novos e antigos como parceiros de classe, organizarem brincadeiras que envolvam toda a turma, indicarem que as crianças brinquem juntas na hora do recreio no playground, etc.

Como vimos, há várias maneiras de melhorar a experiência dos novos alunos nas escolas. E se você já está buscando meios de integrar todas as crianças em seu ambiente escolar, saiba que o parquinho pode ser uma excelente solução. Para conhecer essa estratégia, veja 3 coisas sobre parquinho escolar que você pode aprender com seus concorrentes!

 

cta-marketing

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo