8 dicas para ter uma criança saudável. Aprenda aqui!

 

Educar uma criança saudável nos dias de hoje, enquanto vivemos em ritmo cada vez mais acelerado e em uma era high-tech, pode fazer você se sentir em uma constante batalha. Mas não há necessidade de se desesperar.

No post de hoje daremos algumas dicas de pequenas mudanças em sua rotina diária que irão ajudar o seu filho a crescer feliz, forte e saudável. Confira!

1. Deixe os seus filhos brincarem

No ânsia de proteger os filhos, muitos pais correm para pegar o gel antibacteriano sempre que a criança aparece com as mãos sujas. No entanto, algumas pesquisas mostram que deixar seus filhos brincarem em locais sujos, de vez em quando, é realmente saudável.

A exposição ao solo aumenta a serotonina, que é um antidepressivo natural. Além disso, esse contato fortalece o sistema imunológico. Incentive seu filho a ajudar no jardim ou criar uma faixa de terra com seus carrinhos de brinquedo, por exemplo.

2. Seja um bom modelo

Deixe seus filhos observarem você ter hábitos saudáveis, como se alimentar bem, se exercitar e beber muita água, por exemplo. Incluir as crianças nas atividades é uma ótima maneira delas criarem uma visão positiva dos bons hábitos. Dê o exemplo.

Esse é um processo que pode levar um tempo para ter um resultado satisfatório, mas que vale a pena esperar!

3. Não use a alimentação como castigo ou recompensa

Não ofereça ou ameace tirar a sobremesa para que seu filho coma todos os legumes e vegetais, por exemplo. Se quer desenvolver hábitos alimentares saudáveis, deve deixar claro que sobremesa é servida com moderação e não tem relação com comer tudo ou não.

Assim como não é recomendável que você dê castigos como a criança ter que comer algum alimento que ela não gosta muito, por ter desobedecido anteriormente, por exemplo.

4. Não force frutas e legumes

Quando seu filho não comer todos os legumes ou toda a fruta oferecida, não faça disso um momento de briga ou imposição. Ao invés de forçá-lo, continue oferecendo os alimentos e deixe a criança escolher o quanto vai comer (ou se vai fazê-lo).

Ofereça uma maior variedade de frutas, legumes e verduras. Assim, seu filho poderá escolher o sabor que ele prefere e desenvolverá o prazer por esses tipos de alimentos.

5. Ensine a ele desde cedo: você é o que você come

Não incentive o consumo de alimentos industriais e de lanchonetes. Esses alimentos fazem mal à saúde da criança, influenciando no desenvolvimento de câncer, diabetes, entre outras doenças na vida adulta.

Ao invés disso, estimule alimentos naturais, frutas e vegetais, adotando, assim, uma vida mais saudável, tanto para você quanto para seu filho.

6. Deixe as crianças terem algumas responsabilidades

Mostre aos seus filhos as tarefas que eles podem fazer de acordo com a idade e a capacidade de cada criança. Lembre-se de conversar com eles e explicar a importância das tarefas para a casa e também para eles próprios, deixando claro os benefícios e as consequências da realização das tarefas. Com isso, eles desenvolverão o senso e a consciência de responsabilidade.

7. Deixe seu filho brincar no sol

É claro que proteção contra a luz solar é necessária, principalmente nos dias de hoje. Porém, ao privar seu filho da exposição ao sol, pode haver uma influência e redução nos níveis de vitamina D no corpo dele. Como consequência, ela poderá desenvolver asma, fraqueza muscular, aumento do risco de infecções e doenças autoimunes. Na medida certa, nos horários certos e de forma hidratada, o sol será extremamente benéfico à criança.

8. Motive o seu filho na atividade física

Mostre ao seu filho o apoio que você dá à atividade física que ele pratica. Vá aos jogos, ajude-o a praticar e torça por ele. Deixe que a criança perceba que você se importa. Além de melhorar o desempenho, a criança desenvolverá a autoconfiança.

Você gostou das nossas dicas? Então compartilhe o texto em suas redes sociais e ajude os seus amigos a criarem filhos saudáveis também!

 

2 comentários em “8 dicas para ter uma criança saudável. Aprenda aqui!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!