6 dicas para organizar uma festa infantil incrível

6-dicas-para-organizar-uma-festa-infantil-incrivel.jpeg

Organizar qualquer tipo de evento é um desafio. Contudo, quando se trata de uma festa infantil, esse desafio é ainda maior. Porque essa forma de comemoração tem peculiaridades que necessitam de total atenção.

É fundamental verificar todos os detalhes da organização — e o principal: nunca esquecer que o seu foco no planejamento são as crianças, e isso inclui o aniversariante. É um erro comum as comemorações infantis serem voltadas para os adultos e acabarem se tornando desinteressantes para os pequenos.

Essa não é a melhor forma de organização, e o desafio está aí: agradar convidados de diferentes faixas etárias em um único evento. Mas saiba que isso é possível, desde que seja pensado com calma e antecedência.

Então, de olho nas particularidades e necessidades desse público, vamos te mostrar os 6 principais passos que devem ser seguidos na hora de organizar uma festa infantil e garantir que ela seja um sucesso!

1. Tema

O primeiro detalhe a ser resolvido em uma festa infantil é o tema. É preciso que ele seja da preferência do aniversariante. Caso seja uma criança muito nova, é interessante optar por desenhos que ela curta muito ou por temas clássicos, como circo e fazenda, por exemplo.

O tema vai ser o primeiro passo para iniciar a organização da comemoração, pois é ele que define a decoração e auxilia para a estética dos convites e lembrancinhas. Não é um problema não ter um tema, mas ele é um facilitador para o evento e um atrativo para os convidados.

No entanto, há uma opção de, em vez de qualquer tipo de tema, usar cores que combinem. Por exemplo, se forem escolhidas as cores verde e vermelho, a decoração vai ser nesses tons, e os convites e lembrancinhas também. Isso funciona para manter um certo padrão.

2. Decoração

A decoração é um atrativo importante em uma festa infantil. Ela vai ser feita a partir de um tema ou até de uma escolha de paleta de cores. É preciso ficar atento à escolha das cores: uma festa de criança é reconhecida por ser colorida e alegre. Fuja do preto e evite cores neutras, dando preferência a um conjunto de cores que seja harmônico.

Brinquedos também fazem parte da decoração. Podem ser os do próprio aniversariante ou até alguns que combinem com o tema do evento. Uma dica de decoração atrativa são os painéis que encaixam o rosto, geralmente em formato de boneco, que permitem que os convidados interajam, tirando fotos.

3. Cardápio

É importante pensar no cardápio desse tipo de comemoração, pois ele exige muito cuidado. Crianças gostam de comidas que sejam práticas, ou seja, salgadinhos são sempre as melhores opções, já que elas não vão querer ficar sentadas por muito tempo para comer.

Os doces são indispensáveis nesse evento, afinal, a alegria dos pequenos é cantar os parabéns para depois comer os docinhos. Da mesma forma que o salgado, o ideal é servir de forma prática, de preferência em forminhas.

Em uma festa infantil, é importante pensar que é preciso ter segurança. Com isso em mente, copos, pratos e talheres descartáveis são as melhores opções. Sobre as bebidas, dê prioridade ao que a garotada pode beber. Não faz mal ter bebida alcoólica para os adultos, porém o foco são os convidados infantis.

4. Brincadeiras

Em um evento para crianças, não podem faltar brincadeiras. Então, é preciso pensar qual tipo de brinquedo vai ser usado no local. Um playground é o ideal, pois tem diversas opções e vai atender várias idades.

Nesse caso, avalie qual a média de idade dos convidados infantis e defina as melhores opções de brinquedos. Um diferencial é optar por alguns brinquedos em que os adultos também possam interagir, pois isso ajuda a para reforçar o clima do ambiente.

Entretanto, é essencial ficar atento aos detalhes. É preciso contratar um monitor responsável pelas crianças no playground. Ele vai ajudar a evitar bagunça e até acidentes com os pequenos, além de a presença dele permitir que os pais fiquem mais relaxados.

5. Local

O local para um evento infantil tem que ser bem avaliado. É necessário que seja seguro e espaçoso, uma vez que nesse tipo de comemoração sempre tem muitos brinquedos.

O espaço também precisa ser verificado, já que as crianças gostam de correr e ficar livres nas festas dos amigos. Deixar os convidados preocupados com a segurança dos filhos não é legal. Tenha a certeza de escolher um lugar em que eles possam transitar sem medo de ser felizes.

6. Música

Para ter um evento de sucesso, existe algo fundamental: a música. Em uma festa, o som faz toda a diferença. Ele tem o poder de animar ou desanimar os convidados. Em uma comemoração com convidados adultos e crianças, isso precisa ser bem organizado.

O melhor é que toque músicas para os pequenos, mas é mais interessante quando são melodias animadas e que não sejam tão infantis a ponto de desagradar os outros convidados. Pode variar, também, com músicas que não sejam diretamente para o público pueril, mas que não tenham nas letras algo que não seja adequado para os menores.

Depois de averiguar todas essas dicas com total atenção, é fundamental continuar atento aos detalhes. Uma festa infantil exige atenção durante toda sua duração. No entanto, cumprindo essas etapas, você estará no caminho certo e aumenta as chances de o evento ser um sucesso.

É importante nunca esquecer para quem a festividade está sendo realizada. Agradar o aniversariante é o principal objetivo. É fundamental entender as escolhas dele e deixar que ele participe do processo de organização. Mesmo que crianças não tenham grande poder de decisão, é preciso que elas se sintam por dentro do aniversário e que fiquem o mais à vontade possível.

Quando o assunto é a criançada, é tudo mais delicado, não é mesmo? Mas não há nada que não se possa resolver. Com muita calma e cuidado, é possível organizar uma comemoração incrível e que deixe todo mundo contente!

Gostou das nossas dicas sobre como garantir o sucesso em uma festa infantil? Então não deixe de ler nosso artigo sobre o conceito “kids friendly”!

Segurança Playground

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo