6 dicas para organizar festas de aniversário e eventos no restaurante

6-dicas-para-organizar-festas-de-aniversario-e-eventos-no-restaurante.jpeg

Organizar festas de aniversário e eventos no restaurante tornou-se uma alternativa interessante para realizar qualquer comemoração. Afinal, além de serem locais bem estruturados, os restaurantes têm todo o potencial para oferecer serviços adequados, desde o buffet até áreas de entretenimento para os convidados.

No entanto, apesar de diversos restaurantes já disponibilizarem esse serviço, é importante levar em consideração alguns cuidados especiais que fazem parte do planejamento de qualquer evento, seja ele um casamento, bodas de ouro ou, simplesmente, uma confraternização entre amigos.

Então, justamente para te ajudar com esse assunto, selecionamos aqui algumas dicas sobre como organizar festas de aniversário e eventos no restaurante. Continue lendo e confira cada passo para realizar festas inesquecíveis para os seus clientes e convidados!

1. Tenha disponibilidade de mesas e cadeiras

Em primeiro lugar, pensar na infraestrutura do seu restaurante ou estabelecimento comercial também inclui disponibilizar a quantidade adequada de mesas e cadeiras para receber os convidados.

Assim, antes de fechar o contrato com o cliente, lembre-se de informar sempre a quantidade disponível desses itens. Isso evita até problemas com convidados que chegam de última hora e não conseguem encontrar uma mesa para se acomodar, por exemplo.

Normalmente, quando esses eventos são realizados em restaurantes, é muito comum a lista de convidados ser menor. Por isso, costuma ser mais fácil adequar o espaço e acomodar todos, sem maiores problemas.

Ainda assim, antes de iniciar a festa, certifique-se que todas as mesas e cadeiras são suficientes e de que há espaço para livre circulação das pessoas com comodidade.

2. Ofereça serviços de buffet

Sabemos que, para um restaurante, é bem mais prático organizar um buffet para a realização de um evento. Contudo, mesmo que o seu restaurante esteja oferecendo apenas o espaço, é possível indicar parceiros ou realizar a própria contratação — mediante autorização do cliente, é claro.

Nesse caso, para selecionar o menu de degustação mais apropriado, convide com antecedência o cliente para experimentar os pratos, a fim de decidir juntos a melhor refeição para servir aos convidados.

De toda forma, nossa dica é escolher o menu de acordo com a estação do ano, selecionando pratos mais quentes para o inverno ou mais refrescantes para épocas quentes. Ainda assim, o ideal é contratar um buffet que sempre ofereça variedade — desse modo, tem-se mais opções em comemorações temáticas, por exemplo.

Além disso, o cardápio não é a única preocupação para um buffet. É necessário ainda verificar a quantidade de garçons, possíveis decorações, sobremesas, talheres suficientes, entre outros detalhes tão importantes quanto, e que podem fazer toda a diferença para a realização do evento.

3. Reserve algumas áreas do seu restaurante

Nenhuma comemoração pode se limitar apenas ao local em que os convidados ficarão sentados. Muitas vezes, será necessário reservar todo o restaurante para a realização do evento, o que te permite aproveitar os espaços abertos e fechados que não estão sendo utilizados.

Com isso, seu restaurante poderá disponibilizar outras áreas para colocar, por exemplo, uma mesa de bolo, a recepção para os noivos, o local para dança, uma área infantil, estacionamento, espaço ao ar livre — entre outros ambientes capazes de valorizar o evento e deixar os convidados mais à vontade.

No geral, a ideia é, justamente, proporcionar um espaço que fuja das limitações que um restaurante poderia ter.

4. Tenha políticas para aniversariantes

Tanto em um evento pequeno quanto em um de maior proporção, é interessante conceder benefícios especiais aos aniversariantes. Afinal, eles escolheram o seu estabelecimento para a comemoração, entre todos os concorrentes.

Aliás, permitir que eles se sintam especiais também é uma boa estratégia para fidelizá-los em outras datas, e até ganhar indicações.

Nesse sentido, seu restaurante pode oferecer descontos ao aniversariante, ou até proporcionar alguns mimos durante a própria comemoração, como sobremesas, pratos especiais, presentes, bolos, entre outras formas de homenagem.

De qualquer forma, o objetivo é agradar esse convidado exclusivo, agradecendo-o principalmente pela sua preferência nessa ocasião especial.

5. Crie opções para entreter os convidados considerando sua faixa etária

Agradar todos os convidados não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Já sabemos que é natural, em qualquer evento, termos a presença de crianças, adultos e diferentes pessoas com interesses incomuns.

Pensando nisso, seu restaurante precisa oferecer uma estrutura que atenda às necessidades de cada público, sempre de acordo com as preferências do contratante.

Para diferenciar os seus serviços e passar na frente dos concorrentes, também aconselhamos que você disponibilize algumas áreas de entretenimento, como playground, local para fumantes etc. Mas, esses não são os únicos espaços atrativos, já que, além do buffet, o seu restaurante ainda pode oferecer música para divertir os convidados.

Nesse caso, dependendo do perfil da festa, vale a pena contratar uma banda ou DJ, ou selecionar uma playlist especial para deixar o ambiente mais animado e acolhedor — mas sempre de acordo com a preferência do contratante.

Vale lembrar que a cobrança desse serviço adicional pode ser cobrada à parte ou em forma de couvert, sendo apenas necessário analisar a melhor forma de pagamento para todos.

6. Facilite o pagamento para clientes e convidados

De fato, o pagamento para organizar festas de aniversário e eventos no restaurante pode variar de acordo com a contratação. Isso inclui oferecer valores de acordo com a proporção de cada evento, somando também as despesas adicionais com música, áreas externas etc.

No entanto, no caso de eventos particulares ou comemorações entre amigos, facilitar o pagamento é sempre interessante para o cliente e seus convidados — e até para o restaurante, que terá maior controle sobre os gastos e rendimentos.

Até porque, nós sabemos, torna-se cada vez mais comum organizar eventos em restaurantes e estabelecimentos comerciais.

Então, para aproveitar essa oportunidade, nossa dica é oferecer pagamentos em comandas eletrônicas, em grupos ou até parcelar para o cliente, sempre de acordo com sua necessidade e o tamanho do evento.

Por uma questão de organização, esses métodos são os mais indicados durante eventos em que todos desejam partilhar as despesas — sendo ainda uma maneira prática e eficaz para os próprios convidados.

Enfim, como vimos até aqui, saber organizar festas de aniversário e eventos no restaurante pode fazer toda a diferença para os seus negócios! Então, se você gostou de conhecer as nossas dicas sobre o assunto, aproveite a sua visita e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

aumentar renda restaurante

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo