5 dicas para ter sucesso com a rematrícula escolar

Quando se inicia o período de rematrícula escolar, começa também a preocupação das escolas para impedir a saída de alunos. Levando em consideração o atual cenário econômico do país, esse fator, juntamente com a redução de custos, tem gerado ainda mais apreensão.

No entanto, algumas atitudes podem ser tomadas para conseguir uma taxa maior de retenção de alunos. Ficou curioso? Continue a leitura e confira as 5 dicas que separamos para ajudá-lo a obter sucesso com a rematrícula escolar!

1. Entenda o que os pais esperam da escola

Conforme o tempo passa, as expectativas dos pais com relação às escolas também se alteram. Afinal, a forma de pensar das pessoas está constantemente mudando.

É por isso que é importante manter uma relação próxima a eles, de forma que se sintam confortáveis o suficiente para demonstrar quais são seus anseios e entender quais são os elementos indispensáveis para a escola.

Enquanto os alunos normalmente procuram manter as amizades com os colegas e o bom convívio com os professores, os pais querem que seus filhos adquiram conhecimento e preparo para a vida profissional.

Desse modo, é preciso sempre mostrar que a escola está de fato proporcionando aos alunos um bom desenvolvimento, seja por meio de reuniões, notificações e até e-mails informativos.

2. Desenvolva um bom marketing educacional

Entre os maiores erros das escolas, está o fato de realizarem as ações de marketing apenas no período anterior à matrícula, quando, na verdade, ele deve ser feito durante todo o ano letivo.

É preciso ressaltar que o marketing não se restringe às propagandas. Na verdade, ele é um pouco mais complexo e pode trazer um bom retorno. Sendo assim, vale a pena analisar como melhorar a gestão de marketing da escola

3. Ofereça condições especiais para a rematrícula escolar antecipada

Quando os alunos estudam há algum tempo na escola, os pais querem se sentir beneficiados por isso. A rematrícula antecipada mostra o interesse em fazer com que os alunos permaneçam e pode ser extremamente efetiva quando acompanhada por condições especiais.

O período ideal para a rematrícula antecipada é após as férias de julho, quando os pais começam a pensar em mudanças. Sendo assim, é importante que eles tenham a sensação de tranquilidade com relação ao próximo ano escolar de seus filhos.

4. Agende reuniões

Uma das vantagens em fazer a renovação antecipada é a possibilidade de identificar quais pais estão com dúvidas ou têm a intenção de trocar a escola dos filhos.

Ao perceber que não houve a adesão por todos os pais, comece a agendar reuniões com aqueles que ainda não efetuaram a rematrícula.

Não é vantajoso para a escola esclarecer valores por telefone, por isso, insista em agendar uma reunião. Quando o problema for financeiro, deve ser encaminhado para a tesouraria ou para a direção. Já as reclamações e as insatisfações devem ser resolvidas pela coordenação pedagógica.

5. Invista em diferenciais

É preciso encarar o fato de que a competitividade desse ramo é alta. Por isso, oferecer diferenciais pode ser uma excelente forma de fazer com que a taxa de rematrícula seja um sucesso.

A inovação não precisa ser feita necessariamente no método educacional — ela também pode ser realizada na infraestrutura. Ambientes confortáveis e modernos proporcionam aos pais a sensação de que seus filhos estão recebendo um retorno pelo investimento que está sendo feito, por exemplo.

Modernize as salas de aulas e não se esqueça de investir também no espaço de lazer das crianças, como os parques, que podem até ajudar no aprendizado infantil.

Os pais prestarão atenção nesse ponto e ele ainda pode ser decisivo para que as crianças os convençam a fazer a rematrícula escolar. Como dissemos no outro post, o playground de madeira plástica é uma ótima opção, por conta dos benefícios que ele oferece. Vale a pena conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Ficou com alguma dúvida?
Manda um zap!