5 dicas para melhorar o espaço público da sua cidade

Os novos prefeitos ou gestores municipais reeleitos acabaram de assumir seus cargos. Qualquer que seja o porte e a localização das cidades, a melhoria dos espaços públicos é sempre uma necessidade comum a todas elas.

Manter, resguardar e melhorá-los são obrigações do poder público municipal. Mas, para que esse trabalho da gestão da cidade crie espaços úteis, bonitos e agradáveis, é importante ouvir a sociedade.

Confira aqui 5 dicas para melhorar o espaço público da sua cidade!

1. Restaure bancos e praças

Parece bobagem, mas não é. Para alguns, bancos e praças podem ser supérfluos, mas para outros, são espaços de encontro, convivência, cultura e lazer.

Muitas vezes, as praças são as únicas opções que moradores de todas as idades têm para praticar atividades físicas, namorar de mãos dadas com segurança, realizar brincadeiras ao ar livre, passear com o cachorro, participar de mutirões de saúde, etc.

Restaurar bancos e praças contribui para a melhoria da iluminação, da limpeza e da acessibilidade. Possibilita que os cidadãos ocupem seus municípios de forma mais democrática, acolhedora e humana.

Inclusive, outras instalações das quais falaremos abaixo (horta, academia, playground) podem ser executadas nessas praças revitalizadas.

2. Aposte em uma horta comunitária

Siga o passo a passo para que uma horta comunitária dê certo:

  • Envolva os moradores do bairro em que planeja plantar a horta;

  • Escolha com eles o melhor lugar: pode ser em uma praça, jardim, entrada de algum espaço público ou terreno municipal abandonado;

  • Pesquise os vegetais mais adequados para esse tipo de plantação;

  • Planeje com a comunidade qual será o mapa da horta, quantidade e variedade de sementes, quantidade de terra e materiais necessários;

  • Nomeie alguns “guardiões da horta” que serão responsáveis pela rega, adubagem e manejo periódicos. Peça para eles relatarem em um blog ou em relatórios o dia a dia da horta;

  • Convide os moradores para participarem do mutirão de instalação;

  • Nomeie uma equipe interna para monitorar o andamento da horta e realize possíveis ajustes, se necessários. Acompanhe de perto.

3. Reforme ou construa playgrounds

A importância do brincar na infância é inegável. Disponibilizar playgrounds públicos é oferecer diversão, qualidade de vida e entretenimento de boa qualidade.

É essencial contar com playgrounds construídos em materiais resistentes, seguros e duráveis, como a madeira plástica. Também é importante se atentar aos brinquedos e às faixas etárias, procure mesclá-los para atender o maior número possível de crianças.

4. Instale academias ao ar livre

Que tal estender o benefício da atividade física também para os adultos e até, quem sabe, para os idosos? Nesse caso, as academias ao ar livre são as melhores opções.

Elas contribuem para a realização de atividades físicas, alongamentos, para a melhoria da capacidade motora e do equilíbrio. São ótimas para o corpo e a mente.

Busque empresas que ofereçam equipamentos em materiais resistentes e não se esqueça de incluir a manutenção periódica em seu planejamento.

5. Melhore a sinalização

Se há um item que merece atenção dos gestores municipais esse item é a sinalização. Invista na troca de placas e na instalação de novas comunicações para deixar sua cidade mais segura e organizada.

Tanto pedestres como motoristas merecem um município mais estruturado. Por isso, melhore a sinalização de trânsito, parques, prédios públicos e informações turísticas.

Enfim, o espaço público é um local de uso comum e de posse coletiva, por isso é fundamental envolver a comunidade em sua reforma ou construção. Os cidadãos se sentirão parte do processo e, naturalmente, se tornarão guardiões do patrimônio público.

 

cta-prefeituras

Gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão para enriquecer a discussão? Deixe-a agora mesmo nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *