5 dicas para lucrar mais com as férias escolares no restaurante

Você que tem um restaurante familiar e kids friendly pode aproveitar as férias escolares para lucrar ainda mais. Afinal, comer bem, se divertir e ver os filhos brincando em segurança são prazeres que fazem parte do período de descanso.

Para isso, é fundamental preparar o ambiente e a equipe para que o estabelecimento receba um grande fluxo de clientes. Funcionários bem treinados e brinquedos de playground divertidos e seguros poderão ser o seu diferencial perante a concorrência.

Confira agora mesmo 5 dicas para que seu restaurante lucre mais com as férias escolares!

1. Prepare a sua equipe

Invista em capacitações para toda a sua equipe. Desde o pessoal da cozinha, passando pela limpeza até os caixas e garçons.

Todos devem receber treinamentos sobre a história da empresa, os pratos que o restaurante oferece e como agir e trabalhar quando o restaurante estiver lotado. Sem se esquecer que algumas funções exigem capacitações mais específicas e precisam de treinamentos sobre “como atender melhor os clientes” “como vender mais e melhor” e “como atender crianças”.

Prepare todos para que ofereçam informações completas para os clientes, sejam elas quais forem. Instrua-os, também, a checarem o que acharam da comida, da bebida e do local ao final de cada atendimento. A opinião do cliente é sempre o melhor termômetro.

2. Organize seu estabelecimento

Esteja preparado para oferecer internet WiFi. Cheque a higiene, a iluminação, o mobiliário, a limpeza, os brinquedos e a organização do local, periodicamente. Evite fazer reformas no período de férias, mas não abra mão de fazer pequenos reparos fora do horário de atendimento, caso seja preciso.

Se você observar que seu movimento aumenta muito em determinado dia da semana, estude a possibilidade de contratar funcionários extras para não comprometer o seu atendimento de qualidade.

3. Invista em um espaço kids

Caso você disponha de um bom espaço, recomenda-se a instalação de playgrounds por faixa etária, (um baby ― para crianças até 6 anos de idade e um teen ― para adolescentes até 14 anos), preferencialmente em madeira plástica. Esse material, além de ecologicamente correto, é seguro, fácil de limpar e durável.

Se possível, adicione livrinhos, desenhos para colorir e outros brinquedos nesse espaço. É interessante que você disponibilize monitores que realizem atividades e fiquem responsáveis pelas crianças nesse ambiente. Assim os pais ficam mais tranquilos, podem comer mais sossegados e até permanecer mais tempo no seu estabelecimento, consumindo mais.

4. Divulgue as ações especiais das férias escolares

Estude oferecer promoções especiais nesse período, como a inclusão de pratos kids e o oferecimento de sobremesas de verão com preços especiais.

Divulgue suas atrações, seus pratos principais e suas promoções nas redes sociais, como Facebook e Instagram, abuse das fotos de pratos saborosos que tornem possível seu cliente ‘comer com os olhos’. Também promova suas ações e novidades em seu cardápio, em displays espalhados pelo estabelecimento e em comunicações por e-mail (caso você disponha dessa ferramenta).

Enfatize o que você oferece de entretenimento para as crianças: brincadeiras com monitores, playgrounds especiais (teen e baby), giz de cera e desenhos para pintar, etc.

5. Ofereça pratos exclusivos

Todo cliente gosta de degustar pratos de qualidade. Mas, para seu restaurante se diferenciar da concorrência, recomenda-se o uso de algum tempero inovador, um petisco ou sobremesa exclusivos, enfim, algo que possibilite uma experiência exclusiva para seus clientes.

Também busque bebidas que harmonizem com seus pratos: vinhos e cervejas diferentes são as melhores opções. Para as crianças, crie sucos de frutas coloridos e que levem nomes de personagens, por exemplo.

Enfim, investir em treinamentos, na organização do local, em novidades como playgrounds e em ações especiais para as férias escolares são ações que certamente vão te auxiliar a lucrar mais nesse período do ano. O importante é manter a qualidade e a excelência do atendimento para fidelizar seus clientes.

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