5 coisas que os pais esperam de uma gestão escolar

5-coisas-que-os-pais-esperam-de-uma-gestao-escolar.jpeg

Dizer que escola é o segundo lar das crianças pode parecer clichê, mas é uma grande verdade. A escola complementa a educação que os pais começam em casa, e soma valores para formar novos cidadãos. Por isso, as famílias esperam que a gestão escolar seja eficiente para garantir um desenvolvimento saudável aos alunos.

Porém, fazer uma boa gestão escolar pode ser um grande desafio. É por isso que preparamos uma lista com 5 coisas que os pais esperam da escola de seus filhos. Observe se a sua escola já oferece cada uma delas ou se precisa aprimorar algum aspecto!

1. Melhor comunicação entre escola e família

Os pais desejam estar informados sobre o que acontece na escola, os eventos promovidos, as ações que a escola desempenha, entre outros assuntos. Com isso, esperam que o diálogo entre as duas partes aconteça e que eventuais problemas sejam comunicados sem delongas.

Na relação entre escola e pais deve-se ter clareza sobre os fatos e a comunicação precisa ser direta para evitar mal-entendidos. Uma boa gestão escolar se comunica de maneira eficaz com as famílias das crianças e nunca deixa os responsáveis carentes de informação.

2. Feedbacks completos sobre seus filhos

A gestão escolar também precisa se preocupar em manter os pais informados sobre as particularidades do seu filho. É importante mantê-los muito bem informados se a criança estiver com alguma dificuldade de aprendizado ou sociabilidade, se apresentar mudanças de comportamento ou se a equipe da escola notar algo diferente com ela.

Tudo isso é feito por meio de reuniões individuais, em grupo e também pelo sistema de agendas, que ajuda a notificar os pais quando algo fora da rotina acontecer com seu filho.

3. Bem-estar e segurança para os alunos

Os pais também esperam que a gestão escolar se preocupe com o bem-estar e segurança das crianças enquanto elas estão na escola. Afinal, elas passam ali boa parte do seu dia e precisam estar amparadas e protegidas.

Por isso, a escola precisa ter recursos que garantam esses dois fatores para os alunos. Algumas medidas que a escola pode adotar para ter sucesso nesse sentido são instalar câmeras, manter os portões trancados e mudar os brinquedos do playground para madeira sintética. A madeira sintética evita acidentes no playground porque não solta farpas ou lascas.

4. Facilidade de integração

Embora os pais muitas vezes tenham um dia corrido e atarefado, isso não significa que não se importam com a vida escolar dos filhos. E para facilitar o processo de integração entre escola e família, é possível utilizar-se de recursos tecnológicos.

Manter um site ou um perfil em redes sociais, disponibilizar um canal para envio de mensagens de textos e ter um e-mail ativo são algumas opções que facilitam, mesmo de longe, o acompanhamento da rotina escolar pelos pais.

Eles podem se informar sobre o calendário da escola e sobre as atividades que as crianças participam, tirar dúvidas facilmente e escolher a maneira mais conveniente de manter contato com a escola.

5. Uma equipe profissional

Ter uma equipe de profissionais capacitados que amam seu trabalho também é uma das coisas que os pais esperam da gestão escolar. Enquanto a criança permanece na escola, ela está sob a responsabilidade da equipe que trabalha ali. Por isso, a família espera que essa equipe tenha total capacidade de cuidar do seu filho.

Os funcionários da escola devem ter formação adequada e continuar aprimorando seus conhecimentos para que os pais possam estar seguros quando entregarem o filho aos seus cuidados.

Como você pode ver, os pontos abordados aqui não exigem mudanças bruscas na gestão escolar, mas apenas complementos para que os pais se sintam mais tranquilos e confiantes com a escola.

No quesito segurança e bem-estar para seus alunos, a Aquarela Parques pode ajudar você. Entre em contato e conheça agora as soluções que temos para oferecer.

cta-marketing

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo