10 dicas para reduzir a poluição do meio ambiente

10-dicas-para-reduzir-a-poluicao-do-meio-ambiente.jpeg

Na maioria dos filmes futuristas, a Terra é tratada como um lugar poluído e inóspito. As pessoas não conseguem respirar sem a ajuda de máscaras de oxigênio e o visual do planeta azul é diferente, completamente marrom. Ficção ou não, esse não é o desejo das pessoas para os seus futuros, certo?

Quem assume a responsabilidade de governar uma cidade pelos próximos quatro anos deve ter a noção de que suas ações são voltadas para o presente e, principalmente, para o futuro. Por isso, no post de hoje, separamos 10 dicas para reduzir a poluição do meio ambiente. Confira!

1. Incentive a coleta seletiva de lixo

A coleta seletiva de lixo é importante para a preservação do meio ambiente, afastando-o da poluição. Por meio dela, o lixo que permaneceria por séculos nos aterros passa a ser reaproveitado pelos catadores, que podem ganhar dinheiro com a venda das peças e materiais.

2. Estimule o uso da bicicleta

A bicicleta é um transporte individual e não poluente, portanto, o seu uso pode ser estimulado na sua cidade. É importante criar ciclovias, ciclofaixas e bicicletários para que a população consiga se deslocar de um ponto a outro em segurança.

3. Melhore o sistema de transporte público

Apesar de a gasolina estar cara, a população ainda insiste em usar o carro para se deslocar. O motivo é a péssima qualidade do transporte público, que além de ter ônibus velhos e sem ar-condicionado, muitas vezes, segue linhas defasadas e que não são eficientes.

4. Invista nas praças e parques

Praças e parques são importantes áreas verdes que devem ser preservadas e bem cuidadas. Esses locais têm o poder de reunir as pessoas para momentos agradáveis. Não se esqueça das crianças e crie um espaços somente para elas, com parquinhos e muita diversão.

5. Preserve as áreas verdes

As áreas verdes da cidade devem ser preservadas para que a qualidade do ar seja boa no seu município. Então, crie leis que protejam essas áreas, principalmente se elas possuírem nascentes. São as nascentes que dão vida aos rios.

6. Realize inspeções contínuas

Não adianta criar um monte de leis que protejam a natureza se não houver fiscalização. Sem um comitê que pegue no pé das indústrias e fique de olho na população, você coloca todas as boas ações em risco.

7. Eduque a população

O brasileiro, de maneira geral, não foi educado para preservar o meio ambiente. Portanto, todas as ações que a prefeitura tomar devem ser respaldadas por atividades educativas junto à população. Nas escolas e centros comunitários, o assunto deve ser debatido com todos, destacando os benefícios para a população sobre a preservação do meio ambiente.

8. Desenvolva vilarejos e distritos

A migração de pessoas para centros maiores colabora com a poluição do meio ambiente, pois, quando elas não moram nas ruas, acabam buscando por áreas verdes para invadir e construir suas casas. Por isso, desenvolva os vilarejos e distritos do seu município para que as pessoas tenham qualidade de vida nas suas moradias.

9. Controle rigorosamente o abastecimento de água

As estiagens provocadas pelos fenômenos meteorológicos fazem com que a água seja um recurso escasso. Dessa forma, o sistema de abastecimento da cidade deve ser eficiente e as tubulações antigas precisam ser substituídas por outras mais novas e eficientes. Qualquer desperdício deve ser evitado.

10. Dê benefícios fiscais às empresas que não poluem

É fato que as empresas levam mais desenvolvimento aos municípios, portanto, incentive as não poluentes a atuarem na sua cidade. Dê benefícios fiscais para que elas se instalem no município e faça parcerias para ajudar na educação da população.

As eleições estão chegando, portanto, essa é a hora de avaliar o seu programa de governo e ver quais são os pontos que necessitam de ajustes. Este post lhe foi útil? Então, assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail outras dicas, novidades e ofertas da Aquarela Parques!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo